publicado no site da Editora Ferreira pela professora Junia de Andrade.
Inúmeros concursos previstos e com edital publicado estão sendo organizados pelo organizador Cespe/UnB, como MPU e Ibama. Pensando nisso, a autora do livroRedação para Concursos, Junia Andrade, separou algumas dicas para as temidas provas discursivas de Língua Portuguesa do organizador a fim de ajudar vocês, concurseiros, a gabaritarem nesse tipo de avaliação.
Toque de Mestre 16
Discursivas do Cespe – Tema específico: resposta fácil, organização complicada.
Profa. Júnia Andrade Viana
profajunia@gmail.com
face: profajunia
Autora do livro Redação para Concursos Públicos – Ed. Ferreira Profa. de português e discursivas no Ponto dos Concursos Geralmente, quando o Cespe ou a ESAF resolvem pedir prova discursiva
com abordagem de conhecimento específico, previsto nos programas dos editais, o sofrimento do concurseiro não está exatamente em saber a resposta correta para atender o tema.
Na verdade, esse sofrimento se concentra na forma como a resposta correta é levada ao examinador. Estou falando, com isso, exatamente do potencial informativo de cada candidato: a facilidade em organizar ideias e a composição de informações claras e bem fundamentadas.
Para quem ainda não compreendeu bem, o que temos é o seguinte:
normalmente, o Cespe ou a ESAF apresentam temas considerados fáceis, mas a forma de construir a resposta é que traz dúvidas quanto à organização de ideias.
E o que se quer com isso? As bancas sabem que candidatos conhecedores dos assuntos propostos por elas existem aos montes. Mas candidatos preparados para tornar o assunto compreensível a qualquer leitor é coisa rara de se encontrar. Então, como estamos em concurso público cuja meta é propor desafios que realmente sejam seletivos, as bancas escolhem caminhos que lhes proporcionem essas escolhas e que atendam algum propósito dos concursos – nesse caso, o da publicidade. Portanto, o foco avaliativo, por exemplo, no Cespe é centrado no cumprimento dos quesitos objetividade, clareza, fundamentação e precisão da linguagem.
Mas vamos sair do blablabá para a apresentação de algo mais concreto.
Tomemos, então, um dos temas do Cespe em 2013. Este foi feito para a prova de um dos cargos do TRT da 10º Região:
“PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS EXPRESSOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA”
Aspectos que deveriam ser tratados no tema:
a. Nominar os princípios constitucionais expressos da administração pública.
b. Descrever o significado de cada um dos referidos princípios constitucionais.
Pessoal, veja que esse tema é bem simples, pois quem estuda as noções dos direitos constitucional e administrativo entra em contato com tais princípios administrativos.
Então, está provado que o problema não está em se conhecer a resposta. A
banca realmente traz, na maioria dos concursos, temas bem fáceis. O obstáculo está, então, na forma como o candidato raciocinará meios eficazes de organizar seu texto.
Então, vamos à compreensão do que seria organizar eficazmente um texto.
Primeiramente, jogue no lixo a velha concepção de se fazer uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão. Não estou querendo dizer que um texto não opere essas partes, mas estou atacando a forma como as pessoas entendem o que seria, por exemplo, introdução e conclusão.
Portanto, o primeiro passo a ser dado em concurso público é se livrar da ideia fixa, paradigmática, que temos sobre essas partes. Chutando um percentual, tenho observado que em 90% dos casos o entendimento dessas partes textuais é bem equivocado.
Nesse concurso do TRT da 10ª, feito em 2013, o Cespe pediu uma redação tradicional (entre 20 a 30 linhas). Notem que na composição do enunciado temos o tema central seguido de dois aspectos que, obrigatoriamente, devem constar na redação.
Então, vamos apresentar aqui alguns “comportamentos organizacionais”
discursivos que me foram questionados após o referido concurso.
Após resumir os procedimentos dos candidatos cujos relatos vou reunir em grupos (CANDIDATOS A, B, C...), vou apresentar meu ponto de vista sobre cada um deles:
...
o material é de excelente qualidade
leia mais
fonte: Editora Ferreira
Onde adquirimos?
ResponderExcluirno site da Editora Ferreira http://editoraferreira.lojavirtualfc.com.br/prod,IDLoja,3492,IDCategoria,95967,redacao
ResponderExcluirmas olhei agora e acho que estava esgotado, mas vale a pena ver onde esta vendendo com eles