SEJAM BEM VINDOS, AQUI VOCÊ ENCONTRA MUITAS INFORMAÇÕES ÚTEIS PARA REALIZAR SEU SONHO DE PASSAR EM UM CONCURSO PÚBLICO!

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

E SE DER AQUELE "BRANCO"? ... UTI DE REDAÇÃO! (Parte 1)


Como a redação vai ser encarada por muitos em breve, transcrevo abaixo artigo do grande professor Marcelo Bernardo 


19/11/2012
      Olá, Pessoal!
       Espero que todos estejam bem e pelo Bem!
     E aí, como vão os estudos? "Ninja ou Finja?" Os editais estão "bombando" e a quantidade de concursos que estão exigindo redação vem aumentando a cada dia. Atendendo às dezenas de solicitações dos nossos queridos alunos e amigos (via e-mails, facebook e cia.), disponibilizaremos neste artigo, aquela nossa "receitazinha de bolo" para aqueles que se encontram na "UTI em Redação" e precisam de um "ressuscitador" de roteiros para começar e terminar uma redação dissertativa, a fim de superar o terrível branco na hora "H"... "i", "j"... "K"-kkk...
     Em meu curso REDAÇÃO PARA CONCURSOS (já conhece?), aqui no EuVouPassar, em uma de minhas aulas, mencionei um "esqueminha prático" que desenvolvi, em meus verdes anos de vestibulando (VIXE! foi um dia desses... ram, ram...), para escrever uma Redação nota 10sobre qualquer tema, em menos de uma hora... bom, na época, foi um 9,5 em um texto feito em 47 minutos... ajudou bastante! (Ôôôô... Kkk...)
     Claro que, para isso, além da plena noção sobre a sistemática do texto dissertativo (I, D1, D2 e C), procurei também aprovisionar (armazenar) informações suficientes sobre assuntos importantes e de interesse geral, que pudessem ser usadas como "gancho" em vários temas (a exemplo de certos números do IBGE sobre o Brasil - educação, trabalho, meio ambiente, violência... além de duas ou três citações já parafraseadas), para trabalhar uma argumentação mais consistente e abalizada.
     Sugiro que vocês utilizem este "esqueminha" apenas como ponto de partida, como um treino para irem "pegando o jeito" da escrita. Aos poucos, vão substituindo palavras e expressões e criando o seu próprio estilo. Afinal, vocês e outras dezenas de milhares de pessoas também estão lendo este mesmo artigo... o risco de cópia é grande. Portanto, não vocês não podem vacilar!
E SE DER AQUELE "BRANCO"?!  UTI - INTRODUÇÃO!
Torna-se (é / está / constitui-se / observa-se...) cada vez (maior / mais alarmante / pior / mais evidente... OU menor / menos significativo...) o (crescimento / aumento.... OU a redução / a queda...), em proporções geométricas (OU alarmantes / de forma exorbitante / bastante expressivo...) do índice (número / da quantidade...) de (TEMA CENTRAL - Ex.: crimes praticados contra ..?..; violência... ; descobertas científicas; desenvolvimento tecnológico / social / cultural... ; pessoas vítimas de preconceito ...?...; doentes... ), (LUGAR ESPECÍFICO - nas principais capitais brasileiras, nos corredores dos hospitais públicos, nos grandes centros urbanos, nas universidades brasileiras...). (OBJETO 1), (OBJETO 2) ... esse é o panorama (o cenário / a situação / o quadro... ) atual (contemporâneo, vigente, ...) do ("LUGAR GERAL" - país, da saúde pública brasileira, da/na pós-modernidade...).
Exemplos simples:
(1) Torna-se cada vez maior o crescimento, em proporções geométricas, dos índices de violência e criminalidade nas principais capitais brasileiras. Imensa desigualdade social e desemprego em alta, esse é o panorama atual do país.
(2) É cada vez menos significativo o número de pessoas que defendem a redução da maioridade penal como solução para a violência nos grandes centros urbanos. Presídios superlotados e ausência de políticas efetivas de ressocialização do condenado constituem o cenário atual de um sistema penal falido e ineficaz.
É isso aí, pessoal!
No próximo artigo, "brincaremos" de CONCLUSÃO... rs
Um forte abraço a todos e ótimos estudos!
Prof. Marcelo Bernardo
Prof. Jamesson Marcelino
marcelobernardo@euvoupassar.com.br
duvidas@marcelobernardo.com.br
facebook.com/profmarcelobernardo.mb

Fonte:Eu vou passar

Nenhum comentário:

Postar um comentário