O professor Fernando Pestana do EVP publicou este ótimo artigo com dicas importantes para as provas de Português da Fundação Carlos Chagas. FCC
Fernando Pestana
Salve!!!
Ei-lo (o perfil, rs):
1) Compreensão e interpretação de textos
A maioria dos textos são dissertativo-argumentativos e narrativos (crônicas), por isso é importante saber todas as características desse tipo de texto. Além disso, vale dominar coesão e coerência, que colabora com a construção textual. Por isso, decore as conjunções! Estude os capítulos 34 e 35 de "A Gramática para Concursos Públicos".
2) Ortografia
Normalmente a banca trabalha em cima de algumas expressões que geram dificuldade na escrita (por que, por quê, porque, porquê; senão, se não; há, a; a cerca de, há cerca de, acerca de...). Não é novidade para ninguém que ela gosta de trabalhar o emprego de certas letras (x/ch, s/ss/z/ç...). Estude os capítulos 3 e 4 de "A Gramática para Concursos Públicos".
3) Acentuação
É preciso saber todas as regras de acentuação. Não chora! Estude o capítulo 2 de "A Gramática para Concursos Públicos".
4) Flexão nominal e verbal
A banca trabalha em cima do plural de substantivos e adjetivos compostos e em cima da conjugação verbal de alguns verbos, como: ser, ir, haver, reaver, pôr (e derivados), vir (e derivados), ver, fazer, caber, valer, sortir, surtir, requerer, precaver, verbos terminados em -iar e -ear. Estude os capítulos 7 e 8 de "A Gramática para Concursos Públicos".
5) Pronomes: emprego, colocação e formas de tratamento
É preciso saber bem como usar os pronomes pessoas oblíquos átonos no lugar de substantivos e a colocação deles. Correndo por fora, é preciso saber o uso dos pronomes relativos, principalmente o "que" e o "cujo". Estude o capítulo 11 de "A Gramática para Concursos Públicos".
6) Emprego de tempos e modos verbais, vozes verbais e correspondência entre tempos simples e compostos.
A banca trabalha muito a identificação dos tempos e modos verbais (o pretérito imperfeito do indicativo é o queridinho da banca). Além disso, sugiro que estude "correlação verbal"! Quanto a vozes verbais, é preciso saber fazer a transposição de voz ativa para passiva, e vice-versa, e a transposição de voz passiva analítica para passiva sintética, e vice-versa. Vale dizer que a correspondência entre tempos simples e compostos também ajuda. Estude o capítulo 11 de "A Gramática para Concursos Públicos".
7) Sintaxe da oração e do período
É importante saber identificar os principais termos sintáticos (essenciais, integrantes e acessórios) e estudar predicação/transitividade verbal. Estude os capítulos 19-24 de "A Gramática para Concursos Públicos".
8) Pontuação
É preciso conhecer as principais regras de vírgula, ponto e vírgula, dois-pontos, travessão e parênteses. Estude o capítulo 27 de "A Gramática para Concursos Públicos".
9) Concordância nominal e verbal
Não caem todos os casos de concordância, só os mais conhecidos. Trabalha-se muito a inversão do sujeito, a partícula apassivadora, sujeitos oracionais, a concordância com o antecedente do pronome relativo e os casos de dupla concordância. Não se esqueça de estudar a concordância do verbo ser e dos adjetivos. Estude o capítulo 28 de "A Gramática para Concursos Públicos".
10) Regência nominal e verbal
É galho fraco na FCC, mas é preciso entender o conceito de regência para acertar as questões de crase e as questões de complemento verbal, que são frequentes. Estude os capítulos 19 e 29 de "A Gramática para Concursos Públicos".
11) Emprego do sinal indicativo de crase
É preciso dominar o conceito básico de crase e as regras mais básicas. Estude os capítulos 9 e 30 de "A Gramática para Concursos Públicos".
12) Redação (Reconhecimento de frases corretas e incorretas)
A banca coloca cinco frases para você analisar gramaticalmente (nessa brincadeira, é preciso dominar todos os tópicos gramaticais já mencionados acima). Qual está certa e qual está errada? Esse é o objetivo desse tipo de questão (normalmente são as duas últimas da prova). Estude os capítulos 36 e 37 de "A Gramática para Concursos Públicos".
13) Questões-híbridas
Em concursos "pesados", a banca gosta de trabalhar questões que apresentam assuntos gramaticais diferentes a cada alternativa. Por exemplo, na letra A, ela cobra coesão; na B, pontuação; na C, concordância; na D, verbo; na E, crase. Estude o capítulo 38 de "A Gramática para Concursos Públicos".
É só isso! Sucesso!
1) Compreensão e interpretação de textos
A maioria dos textos são dissertativo-argumentativos e narrativos (crônicas), por isso é importante saber todas as características desse tipo de texto. Além disso, vale dominar coesão e coerência, que colabora com a construção textual. Por isso, decore as conjunções! Estude os capítulos 34 e 35 de "A Gramática para Concursos Públicos".
2) Ortografia
Normalmente a banca trabalha em cima de algumas expressões que geram dificuldade na escrita (por que, por quê, porque, porquê; senão, se não; há, a; a cerca de, há cerca de, acerca de...). Não é novidade para ninguém que ela gosta de trabalhar o emprego de certas letras (x/ch, s/ss/z/ç...). Estude os capítulos 3 e 4 de "A Gramática para Concursos Públicos".
3) Acentuação
É preciso saber todas as regras de acentuação. Não chora! Estude o capítulo 2 de "A Gramática para Concursos Públicos".
4) Flexão nominal e verbal
A banca trabalha em cima do plural de substantivos e adjetivos compostos e em cima da conjugação verbal de alguns verbos, como: ser, ir, haver, reaver, pôr (e derivados), vir (e derivados), ver, fazer, caber, valer, sortir, surtir, requerer, precaver, verbos terminados em -iar e -ear. Estude os capítulos 7 e 8 de "A Gramática para Concursos Públicos".
5) Pronomes: emprego, colocação e formas de tratamento
É preciso saber bem como usar os pronomes pessoas oblíquos átonos no lugar de substantivos e a colocação deles. Correndo por fora, é preciso saber o uso dos pronomes relativos, principalmente o "que" e o "cujo". Estude o capítulo 11 de "A Gramática para Concursos Públicos".
6) Emprego de tempos e modos verbais, vozes verbais e correspondência entre tempos simples e compostos.
A banca trabalha muito a identificação dos tempos e modos verbais (o pretérito imperfeito do indicativo é o queridinho da banca). Além disso, sugiro que estude "correlação verbal"! Quanto a vozes verbais, é preciso saber fazer a transposição de voz ativa para passiva, e vice-versa, e a transposição de voz passiva analítica para passiva sintética, e vice-versa. Vale dizer que a correspondência entre tempos simples e compostos também ajuda. Estude o capítulo 11 de "A Gramática para Concursos Públicos".
7) Sintaxe da oração e do período
É importante saber identificar os principais termos sintáticos (essenciais, integrantes e acessórios) e estudar predicação/transitividade verbal. Estude os capítulos 19-24 de "A Gramática para Concursos Públicos".
8) Pontuação
É preciso conhecer as principais regras de vírgula, ponto e vírgula, dois-pontos, travessão e parênteses. Estude o capítulo 27 de "A Gramática para Concursos Públicos".
9) Concordância nominal e verbal
Não caem todos os casos de concordância, só os mais conhecidos. Trabalha-se muito a inversão do sujeito, a partícula apassivadora, sujeitos oracionais, a concordância com o antecedente do pronome relativo e os casos de dupla concordância. Não se esqueça de estudar a concordância do verbo ser e dos adjetivos. Estude o capítulo 28 de "A Gramática para Concursos Públicos".
10) Regência nominal e verbal
É galho fraco na FCC, mas é preciso entender o conceito de regência para acertar as questões de crase e as questões de complemento verbal, que são frequentes. Estude os capítulos 19 e 29 de "A Gramática para Concursos Públicos".
11) Emprego do sinal indicativo de crase
É preciso dominar o conceito básico de crase e as regras mais básicas. Estude os capítulos 9 e 30 de "A Gramática para Concursos Públicos".
12) Redação (Reconhecimento de frases corretas e incorretas)
A banca coloca cinco frases para você analisar gramaticalmente (nessa brincadeira, é preciso dominar todos os tópicos gramaticais já mencionados acima). Qual está certa e qual está errada? Esse é o objetivo desse tipo de questão (normalmente são as duas últimas da prova). Estude os capítulos 36 e 37 de "A Gramática para Concursos Públicos".
13) Questões-híbridas
Em concursos "pesados", a banca gosta de trabalhar questões que apresentam assuntos gramaticais diferentes a cada alternativa. Por exemplo, na letra A, ela cobra coesão; na B, pontuação; na C, concordância; na D, verbo; na E, crase. Estude o capítulo 38 de "A Gramática para Concursos Públicos".
É só isso! Sucesso!
Fernando Pestana
Fonte: Eu vou passar
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