SEJAM BEM VINDOS, AQUI VOCÊ ENCONTRA MUITAS INFORMAÇÕES ÚTEIS PARA REALIZAR SEU SONHO DE PASSAR EM UM CONCURSO PÚBLICO!

sábado, 6 de abril de 2013

No Amazonas, INPA, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia descobre que cravo-da-índia mata larvas da dengue.


A especiaria possui Eugenol, que se mostrou eficiente contra a larva.
Mistura de cravo-da-índia e água mata larva do mosquito em até 24 horas.



Uma substância chamada Eugenol, encontrada no cravo-da-índia, tem a capacidade de combater larvas de mosquito da dengue. A descoberta foi feita por pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), que conseguiram se livrar das larvas do mosquito em 24 horas usando a especiaria.
A utilização da substância como um agente antipragas não é uma novidade, mas sim a sua eficácia contra o Aedes Egypti. O INPA foi pioneiro em experimentar a capacidade característica da substância na prevenção do mosquito da dengue.
A fórmula está em processo de patente, mas é bem simples e pode ser feita em casa: basta  bater no liquidificador 60 botões de cravo com uma xícara de água. É a concentração ideal para manter o efeito do Eugenol. Não precisa peneirar. A mistura deve ser guardada na geladeira por até um ano.
A pesquisadora do Inpa, Ilea Brandão Rodrigues afirma que a aplicação também é simples. "Em pratos pequenos de 15 centímetros, serão aplicadas três gotas. Para pratos médios, o número de gotas a ser aplicadas passa de quatro. A mistura tem um efeito de aproximadamente 14 dias", explicou.
A pesquisadora explica ainda que até mesmo nos reservatórios de água o produto pode ser usado, porque o cravinho é comestível. "Com isso, qualquer pessoa pode lançar mão que funciona", garante.
Os testes foram feitos em várias casas, como a do cozinheiro Gilson Brasil, que aprovou a fórmula do cravo e manteve outros cuidados de prevenção. "As garrafas, se tiver, sempre de boca para baixo. Jogar sempre a água que fica embaixo do vaso. Essa fórmula ajuda a matar mesmo as larvas", disse.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário