SEJAM BEM VINDOS, AQUI VOCÊ ENCONTRA MUITAS INFORMAÇÕES ÚTEIS PARA REALIZAR SEU SONHO DE PASSAR EM UM CONCURSO PÚBLICO!

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Sobre a autorização do concurso de AFT


Comentários do Prof: Mário Rodrigues Pinheiro publicados no site do Eu vou passar

15/02/2013
Oi amigos (as),

Estou escrevendo este artigo para falar um pouco sobre a autorização do concurso para Auditor-Fiscal do Trabalho (AFT) que foi publicada no Diário Oficial da União de hoje.

Sobre a quantidade de vagas autorizadas (apenas 100), foi uma surpresa para muita gente, pois o número de vacâncias desde o último concurso é muito maior do que isso. O mesmo fato ocorreu no último concurso de AFRFB, onde a quantidade de vagas autorizadas foi muito menor que o solicitado pelo órgão.

Os colegas que estão estudando há algum tempo não devem desanimar, porque em concursos de alto grau de dificuldade como AFT a concorrência maior não é com os outros, e sim com vc mesmo: longe de ser necessário gabaritar, o importante é obter uma boa média e não ser eliminado em nenhuma das disciplinas.

Essa tem sido uma realidade amarga para muitos colegas: se dedicam demais em algumas disciplinas e negligenciam outras: chegam na hora da prova e tiram notas excelentes em algumas matérias, mas não conseguem o mínimo em uma delas e.... são reprovados.

Nesta linha, não tentem ser especialistas em uma matéria em detrimento das demais: procurem elaborar um plano de estudos de modo a contemplar todas as disciplinas, sem subestimar - nem superestimar - nenhuma delas.

Para quem está começando a estudar para concursos em período recente, reitero o que sempre falo com quem entra em contato comigo: se a sua bagagem de conhecimento é reduzida, não crie muita expectativa de ser aprovado de imediato; encare este concurso como um treinamento, onde vc vai testar os conhecimentos que adquiriu em poucos meses de estudo. Continuando no projeto de médio prazo, no próximo concurso é que surgirá a chance mais concreta de obter uma vaga!

Aliado a isto, e retomando o tópico principal do artigo, imagino que essa quantidade de vagas (tanto no AFT quanto no AFRFB) pode estar relacionado a um interesse de se realizar concursos com interstício mais reduzido. Comentei sobre isso (e sobre vários outros assuntos, como a rotina da carreira) na TV EuVouPassar, cuja gravação pode ser assistida em


Em relação às disciplinas a serem estudadas, recomendo que se concentrem no que foi exigido no último edital: existem boatos na internet falando sobre estudar contabilidade, auditoria, etc. Acho isso furada, não percam tempo tentando "acertar" novas matérias que podem vir a aparecer no edital do concurso de 2013.

Caso tenha alguma dúvida, entre em contato (às vezes demoro um pouco pra responder, pois tenho vários afazeres e nem sempre consigo retornar o contato com a brevidade que o aluno gostaria, OK?).

Grande abraço e bons estudos,

Prof Mário Pinheiro



Nenhum comentário:

Postar um comentário