SEJAM BEM VINDOS, AQUI VOCÊ ENCONTRA MUITAS INFORMAÇÕES ÚTEIS PARA REALIZAR SEU SONHO DE PASSAR EM UM CONCURSO PÚBLICO!

segunda-feira, 3 de março de 2014

Quer, de uma vez por todas, conhecer o perfil de qualquer prova de português da Fundação Carlos Chagas - FCC???



O professor Fernando Pestana do EVP publicou este ótimo artigo com dicas importantes para as provas de Português da Fundação Carlos Chagas. FCC



Fernando Pestana
Salve!!!

Ei-lo (o perfil, rs):
1) Compreensão e interpretação de textos

A maioria dos textos são dissertativo-argumentativos e narrativos (crônicas), por isso é importante saber todas as características desse tipo de texto. Além disso, vale dominar coesão e coerência, que colabora com a construção textual. Por isso, decore as conjunções! Estude os capítulos 34 e 35 de "A Gramática para Concursos Públicos".

2) Ortografia

Normalmente a banca trabalha em cima de algumas expressões que geram dificuldade na escrita (por que, por quê, porque, porquê; senão, se não; há, a; a cerca de, há cerca de, acerca de...). Não é novidade para ninguém que ela gosta de trabalhar o emprego de certas letras (x/ch, s/ss/z/ç...). Estude os capítulos 3 e 4 de "A Gramática para Concursos Públicos".

3) Acentuação

É preciso saber todas as regras de acentuação. Não chora!  Estude o capítulo 2 de "A Gramática para Concursos Públicos".

4) Flexão nominal e verbal

A banca trabalha em cima do plural de substantivos e adjetivos compostos e em cima da conjugação verbal de alguns verbos, como: ser, ir, haver, reaver, pôr (e derivados), vir (e derivados), ver, fazer, caber, valer, sortir, surtir, requerer, precaver, verbos terminados em -iar e -ear. Estude os capítulos 7 e 8 de "A Gramática para Concursos Públicos".

5) Pronomes: emprego, colocação e formas de tratamento

É preciso saber bem como usar os pronomes pessoas oblíquos átonos no lugar de substantivos e a colocação deles. Correndo por fora, é preciso saber o uso dos pronomes relativos, principalmente o "que" e o "cujo". Estude o capítulo 11 de "A Gramática para Concursos Públicos".

6) Emprego de tempos e modos verbais, vozes verbais e correspondência entre tempos simples e compostos.

A banca trabalha muito a identificação dos tempos e modos verbais (o pretérito imperfeito do indicativo é o queridinho da banca). Além disso, sugiro que estude "correlação verbal"! Quanto a vozes verbais, é preciso saber fazer a transposição de voz ativa para passiva, e vice-versa, e a transposição de voz passiva analítica para passiva sintética, e vice-versa. Vale dizer que a correspondência entre tempos simples e compostos também ajuda. Estude o capítulo 11 de "A Gramática para Concursos Públicos".

7) Sintaxe da oração e do período

É importante saber identificar os principais termos sintáticos (essenciais, integrantes e acessórios) e estudar predicação/transitividade verbal. Estude os capítulos 19-24 de "A Gramática para Concursos Públicos".

8) Pontuação

É preciso conhecer as principais regras de vírgula, ponto e vírgula, dois-pontos, travessão e parênteses. Estude o capítulo 27 de "A Gramática para Concursos Públicos".

9) Concordância nominal e verbal

Não caem todos os casos de concordância, só os mais conhecidos. Trabalha-se muito a inversão do sujeito, a partícula apassivadora, sujeitos oracionais, a concordância com o antecedente do pronome relativo e os casos de dupla concordância. Não se esqueça de estudar a concordância do verbo ser e dos adjetivos. Estude o capítulo 28 de "A Gramática para Concursos Públicos".

10) Regência nominal e verbal

É galho fraco na FCC, mas é preciso entender o conceito de regência para acertar as questões de crase e as questões de complemento verbal, que são frequentes. Estude os capítulos 19 e 29 de "A Gramática para Concursos Públicos".

11) Emprego do sinal indicativo de crase

É preciso dominar o conceito básico de crase e as regras mais básicas. Estude os capítulos 9 e 30 de "A Gramática para Concursos Públicos".

12) Redação (Reconhecimento de frases corretas e incorretas)

A banca coloca cinco frases para você analisar gramaticalmente (nessa brincadeira, é preciso dominar todos os tópicos gramaticais já mencionados acima). Qual está certa e qual está errada? Esse é o objetivo desse tipo de questão (normalmente são as duas últimas da prova). Estude os capítulos 36 e 37 de "A Gramática para Concursos Públicos".

13) Questões-híbridas

Em concursos "pesados", a banca gosta de trabalhar questões que apresentam assuntos gramaticais diferentes a cada alternativa. Por exemplo, na letra A, ela cobra coesão; na B, pontuação; na C, concordância; na D, verbo; na E, crase. Estude o capítulo 38 de "A Gramática para Concursos Públicos".

É só isso! Sucesso! 

Fernando Pestana


Nenhum comentário:

Postar um comentário